sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Problemas estomacais


Todo mundo sofre de ocasionais transtornos de apetite e digestivos, de azia a diarreia. Esses problemas podem frequentemente ser tratados com sucesso se você prestar mais atenção à sua dieta e usar medicamentos naturais quando necessário.

Hábitos alimentares ruins – como devorar a comida ou exagerar nos pratos fartos e calóricos – podem resultar em sintomas desagradáveis. Uma dieta rica em carboidratos refinados e baixa em fibras pode também causar uma variedade de problemas, como a constipação. Remédios naturais podem ajudar a diminuir o desconforto, porém, ter consciência do que você come e aumentar a ingestão de fibras e água são atitudes que podem até evitar o aparecimento dos problemas digestivos.  

Perda do apetite
Há muitas razões para a perda do apetite, como o cansaço e a ansiedade. A congestão nasal prejudica o olfato e o paladar e, por isso, comer se torna menos agradável.  Algumas medicações podem reduzir o apetite, mas no final do tratamento ele volta ao normal. Porém, não ter vontade de comer pode ser sinal de uma doença grave, como o câncer. Consulte um médico se sua falta de apetite:

• for persistente
• não tiver uma causa identificável
• for acompanhada por outros sintomas, como náusea e perda de peso.

O que fazer: se você não consegue ingerir uma refeição normal, tente comer porções pequenas de petiscos saudáveis, como vegetais levemente cozidos no vapor, em intervalos frequentes. Outra opção são os sucos naturais de frutas ou vegetais.  A Genciana e a Artemísia são ervas que estimulam o apetite. Por causa do gosto amargo, o ideal é ingeri-las como extratos em pequenas doses (5 a 10 gotas antes das refeições). Uma pesquisa recente demonstrou que a deficiência de zinco pode reduzir o apetite, então suplementos podem ser de grande ajuda. Fale com seu médico antes de começar a tomar suplementos de zinco, pois o uso excessivo pode ser prejudicial.

Se a ansiedade ou o estresse estão afetando seu apetite, tente relaxar tomando um banho com óleo de essência de lavanda, praticando respiração profunda ou fazendo uma caminhada.

Indigestão e azia
Náusea, flatulência e inchaço são sintomas da indigestão e aparecem geralmente depois de uma refeição pesada. A azia, sensação de um ácido queimando seu estomago ou peito, às vezes ocorre quando você se deita logo após uma grande refeição. Outras causas para a indigestão e azia incluem:

• comer muito e muito rápido
• comer ou beber café, chá, álcool e chocolate
• fumar
• determinados medicamentos
• estresse e ansiedade

A indigestão pode ser muito desagradável. Contudo, a dor de estômago não deve ser um sintoma frequente – se você sofre de dores estomacais constantemente, perda de peso, vômitos, diarreia persistente ou constipação, procure um médico. 


Texto original em inglês.
Traduzido por: Tradução & Informação